Lista de tópicos

  • Geral

    O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes DOI é um serviço oferecido pelo projeto RCAAP, destinado às instituições do sistema científico nacional (designadamente, centros de investigação públicos ou privados, universidades, institutos politécnicos) para poderem atribuir DOIs aos seus documentos de investigação com avaliação por pares e dignos de citação, conferindo-lhes permanência e interoperabilidade entre sistemas.

    Este curso eLearning tem como objetivo munir os Gestores de Ciência de um conjunto de conhecimentos para a correta utilização da sua conta DOI no serviço local.

  • Introdução

    O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador persistente de objetos digitais, ou seja, um link que direciona permanentemente para o local onde se encontra o documento registado e que consiste num conjunto de caracteres alfanuméricos atribuídos por uma Agência de Registo. O DOI é formado por um prefixo pré-definido que começa por “10.” seguido por um conjunto de 4 ou mais algarismos e por um sufixo escolhido pela instituição que o atribui, que pode conter tanto algarismos, como letras ou pontuação.

    Os principais objetivos do serviço DOI são:

    • tornar mais visível e referenciável a produção científica nacional;
    • disponibilizar à comunidade académica e científica um serviço de identificadores digitais aceite pela comunidade científica mundial, para resultados de investigação dignos de citação, através da associação de links persistentes aos objetos digitais;
    • promover o uso de metadados de qualidade nos sistemas de informação nacionais e internacionais, permitindo a interoperabilidade entre sistemas (ex.: CiênciaVitae, ORCID, repositórios institucionais, Portal RCAAP, etc.).
    • Como aderir ao Serviço DOI

      Para aderir ao Serviço DOI é necessário concorrer a candidaturas anunciadas oportunamente através dos canais de divulgação do projeto RCAAP: correio eletrónico, blog Facebook.

      Caso concorra e seja aprovada a sua candidatura, terá que preencher e assinar o contrato do Serviço DOI.

      Ser-lhe-á fornecida uma conta na Agência de Registo DataCite, com um prefixo atribuído que poderá começar a utilizar de imediato.

      • Como depositar de forma automática

        A maior parte dos softwares de repositórios e de plataformas de publicação possuem mecanismos de integração com a DataCite. Desta forma, é possível atribuir facilmente DOIs a partir dos próprios softwares de forma mais ou menos transparente.

        No contexto do RCAAP os softwares mais utilizados são: o DSpace para repositórios institucionais e o OJS para revistas científicas. Descrevemos abaixo o processo de configuração para cada um deles. Caso utiliza outro software, como por exemplo o Dataverse, o cKan ou o Eprints, consulte aqui os detalhes para cada um deles. 

        - Configurar o DSpace:

        http://www.dspace.org

        Para usar esta funcionalidade é necessário proceder a um conjunto de configurações do DSpace:

        • introduzir o prefixo DOI a utilizar e as credenciais para utilização da API da Datacite (ficheiro dspace.cfg);
        • configurar o script responsável por gerar os metadados necessários para o registo do DOI;
        • ativar o mecanismo de DOI no DSpace;
        • configurar uma tarefa de rotina de sistema (cronjob) que transmite regularmente a informação sobre novos registos DOI ou alterações aos registos existentes.

        Pode encontrar aqui informação passo a passo para efetuar as parametrizações acima descritas.

        - Configurar o OJS:

        Consulte instruções de configuração para o OJS na página de e-Learning dedicada a este tema em “DOI - Revistas”.