Lista de tópicos

  • Geral

    O Serviço de Atribuição de Identificadores Persistentes DOI é um serviço oferecido pelo projeto RCAAP, destinado às instituições do sistema científico nacional (designadamente, centros de investigação públicos ou privados, universidades, institutos politécnicos) para poderem atribuir DOIs aos seus documentos de investigação com avaliação por pares e dignos de citação, conferindo-lhes permanência e interoperabilidade entre sistemas.

    Este curso eLearning tem como objetivo munir os Gestores de Ciência de um conjunto de conhecimentos para a correta utilização da sua conta DOI no serviço local.

  • Introdução

    O DOI (Digital Object Identifier) é um identificador persistente de objetos digitais, ou seja, um link que direciona permanentemente para o local onde se encontra o documento registado e que consiste num conjunto de caracteres alfanuméricos atribuídos por uma Agência de Registo. O DOI é formado por um prefixo pré-definido que começa por “10.” seguido por um conjunto de 4 ou mais algarismos e por um sufixo escolhido pela instituição que o atribui, que pode conter tanto algarismos, como letras ou pontuação.

    Os principais objetivos do serviço DOI são:

    • tornar mais visível e referenciável a produção científica nacional;
    • disponibilizar à comunidade académica e científica um serviço de identificadores digitais aceite pela comunidade científica mundial, para resultados de investigação dignos de citação, através da associação de links persistentes aos objetos digitais;
    • promover o uso de metadados de qualidade nos sistemas de informação nacionais e internacionais, permitindo a interoperabilidade entre sistemas (ex.: CiênciaVitae, ORCID, repositórios institucionais, Portal RCAAP, etc.).
    • Como aderir ao Serviço DOI

      Para aderir ao Serviço DOI é necessário concorrer a candidaturas anunciadas oportunamente através dos canais de divulgação do projeto RCAAP: correio eletrónico, blog e Facebook.

      Caso concorra e seja aprovada a sua candidatura, terá que preencher e assinar o contrato do Serviço DOI.

      Ser-lhe-á fornecida uma conta na Agência de Registo DataCite, com um prefixo atribuído que poderá começar a utilizar de imediato.