Colocar em Acesso Embargado registos já existentes

Após a implementação da funcionalidade de tornar um registo depositado em Acesso Embargado automaticamente, o procedimento que a seguir se descreve só deverá ser utilizado para alterar o dc.rights dos registos depositados anteriores a 12/07/2016 ou se os mesmos foram editados após depósito. Nestes casos, o automatismo deixa de funcionar.

Nestes casos, para alterar a política de acesso de um registo depositado anteriormente em acesso embargado, as alterações deverão ser realizadas manualmente da seguinte forma:

 - Com a sua sessão iniciada, após localizar o registo que pretende alterar, clique em "Alterar" para editar o dc.rights. No fim da página clicar em "Atualizar".

 

2º - Adicionar o campo dc.date.embargo, preencher com o formato AA-MM-DD, clicar no botão "+" e actualizar no fundo da página:

 - De seguida clique em “Permissões do registo":

 - Na nova página que se abriu, procure o título “Política para Bundle ORIGINAL”. Nesta parte estarão todos os documentos / ficheiros associados ao registo. Neste exemplo identificámos o nome do ficheiro em formato PDF que queremos ver embargado. Abaixo do nome, clicamos em “Editar” para alterar a política de acesso.

5º - Depois de clicar em “Editar” preencha o campo "Start Date" com a data do embargo que pretende atribuir ao registo. A ordem deverá ser sempre AA-MM-DD. Não esquecer de clicar em “Guardar”.

 

Do ponto de vista do utilizador, este visualizará um cadeado quanto tentar descarregar o ficheiro. Enquanto administrador da sua área com a  sessão iniciada, não visualizará o cadeado.

Nota: Dado que o automatismo foi quebrado, após estas alterações, é necessário efetuar validações periódicas ao Repositório Institucional para se perceber que registos têm de ser manualmente alterados, revertendo o processo, após o fim do embargo.

Última alteração: Terça, 19 Fevereiro 2019, 10:58