Descrição do Kit de Dados de Investigação
O Kit de Dados tem como por objetivo contribuir para colmatar a lacuna que persiste a nível nacional no que respeita informação e materiais disponíveis na área de gestão de dados de investigação. Desta forma, o Kit de Dados pretende dar um contributo significativo para os gestores de repositórios contribuírem para dinamizar uma “cultura de gestão de dados”, tanto a nível da comunidade científica como dos profissionais que exerçam a sua atividade no suporte aos investigadores, enquanto gestores de dados ou gestores de ciência.
Esta é uma crescente preocupação no âmbito da comunidade RCAAP, não só mediante a existência da política de dados abertos por parte da FCT[1], mas também devido à obrigatoriedade de cumprimento de semelhantes políticas a nível de outros financiadores, nomeadamente no quadro do programa Horizonte 2020 e dos requisitos a Comissão Europeia para os dados abertos de investigação.
O desenvolvimento e publicação do Kit de Dados beneficia da recente realização dos primeiros eventos[2] a nível nacional exclusivamente dedicados a esta temática: a conferência “Dados de Investigação e Ciência Aberta: rumo a uma estratégia nacional” e do “1º Fórum de Gestão de Dados de Investigação”, realizados nos dias 22 e 23 de setembro, respetivamente, na Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto. Nestes eventos, foi reforçada a necessidade de informar e de aproximar a comunidade científica destes temas.
De referir é também o lançamento do portal de Ciência Aberta, recentemente tornado público.[3] Este é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que reúne informação, divulga iniciativas e conteúdos formativos nesta área. Tem como público-alvo todos os agentes envolvidos no sistema científico nacional e a sociedade em geral, denominando-se um projeto colaborativo, em desenvolvimento, feito para a comunidade e com a comunidade.