1 - Introdução

Esta secção é baseada no documento produzido pelo DCC/JISC “Como Desenvolver um Plano de Gestão de Dados”[1]; Tem como principal objetivo fornecer informação prática acerca de como escrever um PGD para o seu projeto.

Porquê desenvolver um plano de gestão de dados?

- Permite encontrar e entender os seus dados, quando precisa deles

- Reforça a continuidade do projeto, mediante saída ou entrada de pessoal

- Evita a duplicação de dados, na criação/recolha ou processamento dos dados

- Preserva os dados que estão na base das publicações, permitindo a validação posterior dos resultados e conclusões obtidas

- Contribui para um aumento da visibilidade de resultados científicos e da cooperação científica

- Contribui a citação e reutilização dos dados por parte de outros investigadores

 

O planeamento ajuda a concretizar os objetivos acima mencionados: em última análise, o principal benificiário é o próprio investigador!

A elaboração de um PGD contribui para um trabalho mais efetivo e eficiente, na medida em que facilita o processo de investigação. O planeamento permite que sejam tomadas decisões consequentes, permitindo a escalabilidade das mesmas e a adaptação a imprevistos.

Para além das vantagens referidas, convém relembrar que os financiadores de ciência, editores e revisores “peer” podem, em determinadas circunstâncias, eles próprios exigir a partilha de dados de investigação.

 

O que querem os financiadores de Ciência?

Várias entidades financiadoras de ciência – incluindo a Comissão Europeia - já adotaram políticas de exigir PGD aquando da submissão de projetos, ou até mesmo dados de investigação de projetos anteriores.

Estas políticas podem e devem também ser vistas como uma oportunidade para os cientistas e grupos de investigação de demonstrarem a consciência do que são boas práticas de investigação científica. Tais práticas que constituem uma forte mais-valia na avaliação do projeto e reassegura o financiador de um bom investimento no projeto proposto.

 

A ferramenta: DMP-Online

O DCC criou o DMP Online, uma ferramenta para auxiliar os investigadores na criação de um PGD, de acordo com os requisitos específicos de financiadores do Reino Unido. No entanto, a estrutura pode facilmente ser adaptada a outros requisitos, uma vez que a sua estrutura central é baseada numa “checklist” de tópicos a abordar. Estes são:

1. Tipos de Dados, Formatos, Normas e Métodos de Captura de Dados

2. Ética e Propriedade Intelectual

3. Acesso, partilha e reuso de dados

4. Armazenamento a Curto Prazo e Gestão de Dados

5. Depósito e Preservação a Longo Prazo

6. Recursos

 

Considerações acerca de como elaborar o plano

- Consultar e colaborar

É importante considerar as diferentes opções e procurar aconselhamento, de modo a ter em conta o contexto do processo de decisão. É particularmente útil procurar aconselhamento em questões mais técnicas, uma vez que estes afetam a forma como o projeto está planeado, nomeadamente, qual o “know-how” necessário para os métodos utilizados relativamente à aquisição, análise e preservação de dados. Dirija-se em particular a colegas, na sua Biblioteca, serviços de IT ou Gestores de Ciência na sua instituição, abordando estes temas.

- Usar o suporte e a experiência existentes

Por vezes, não é necessário “reinventar a roda” e outros já percorreram esse caminho, na própria instituição. Aproveite a experiência de outros, e use modelos para PGD pré-estabelecidos, caso a sua instituição os disponha.

Também é possível obter suporte mais generalista, através de determinados centros ou repositórios de dados.

 

- Justifique suas decisões

Tipicamente, os financiadores não especificam formatos de arquivo, diretrizes ou metodologias que deve usar na produção dos dados de investigação. Por isso, acima de tudo, é necessário que no PGD as suas opções a este respeito sejam justificadas e contextualizadas, de acordo com vários fatores.

- Esteja preparado para implementar seu plano
Os financiadores irão querer comprovar que os seus requisitos são entendidos e que existem, de facto, planos realistas para os seguir. Para além disso, o PGD é um documento vivo, o que quer dizer que irão ser submetidas diferentes versões do mesmo, contemplando o que foi implementado, o que não foi e porquê.

Última alteração: Terça, 2 Maio 2017, 16:33