iv. Repositórios de Dados

- Zenodo[1]

Zenodo é um repositório generalista, associado ao projeto OpenAIRE, pioneiro no acesso aberto e no movimento de dados abertos na Europa. Este projeto foi liderado pela comissão europeia que suportou o início de uma política de dados a nível Europeu. O CERN, enquanto parceiro do OpenAIRE suporta o repositório Zenodo em termos de infraestrutura, assegurando a capacidade de armazenamento e a preservação digital dos dados depositados.

 

- Dryad[2]

Dryad é um repositório de dados de investigação científica, sempre sujeitos a um processo de curadoria. Este repositório encontra-se integrado com variadas revistas científicas, cumprindo os requisitos das mesmas no que respeita à submissão conjunta de dados de investigação e facilitando o processo de revisão por pares. O depósito de dados tem um custo associado, dependendo do modelo financeiro e da revista associada à publicação.

 

- figshare[3]

Figshare é um repositório generalista parte do grupo empresarial Digital Science, uma empresa do grupo Macmillan Publishers. Figshare é um repositório online onde os institutos de investigação e investigadores podem preservar e publicar todo o tipo de conteúdos resultantes do processo de investigação. O seu uso é grátis e o depósito de dados inteiramente da responsabilidade do utilizador. Este repositório está integrado com variadas revistas científicas, o que não só aumenta significativamente a qualidade dos dados, como facilita o processo de revisão por pares, enquanto garante a preservação dos respetivos dados.

 

- re3data[4]

O projeto re3data.org é um registo global de repositórios disciplinares focados em dados de investigação, sendo por isso, uma referência não só durante o decorrer do processo de investigação como durante a fase de planeamento de projeto. Permite encontrar repositórios por disciplina, país, tipo de conteúdo, assim como verificar variadas características de cada repositório encontrado. Este serviço serve como referência para institutos de investigação ou investigadores na escolha de um repositório adequado para os dados produzidos. Começou por ser um projeto financiado pela Fundação para a investigação na Alemanha tendo-se posteriormente fundido com o projeto DataCite, em 2015.



[1] https://zenodo.org/

[2] http://datadryad.org/

[3] https://figshare.com/

[4] http://service.re3data.org/schema

Última alteração: Terça, 11 Abril 2017, 16:56