Estrutura do curso

Objetivos

Este curso visa dotar os  editores gestores de revistas científicas, associados ao serviço SARC, de conhecimentos técnicos necessários para a correta utilização da plataforma. O curso tem como objetivos específicos: disponibilizar dois vídeos introdutórios e disponibilização de uma plataforma para efeitos de teste; identificar os processos de submissão, revisão e edição, dar a conhecer um indicador (google analytics); várias integrações que uma revista científica pode adotar; disponibilizar outras ferramentas de validação e disseminação dos trabalhos científicos e prespetivar o futuro das publicações científicas. 

Conteúdos

São focados no curso os seguintes aspetos:

- Serviço SARC no âmbito do projeto RCAAP e no panorama da publicação científica;

- Submissão e Gestão dos trabalhos científicos na plataforma OJS;

- Funcionalidades da plataforma e tarefas de gestão.

Duração estimada:

2 horas

Metodologia de frequência do curso

O curso inicia-se com uma breve introdução ao serviço SARC. É fundamental começar o curso com a visualização dos vídeos de apresentação da plataforma OJS, prosseguindo, caso não sejam necessários mais requisitos introdutórios, para os vários módulos seguintes.

Recomenda-se que se prossiga para a consulta de todos os módulos pela ordem apresentada.

Após este processo, é adequado utilizar e testar o funcionamento da plataforma para adquirir a necessária experiência prática de utilização do sistema e só depois avançar para as questões de disponíveis em Outras Funcionalidades.

O curso funciona em regime de autonomia total por parte do editor gestor da revista. Desta forma pode consultar os conteúdos e repetir os processos de formação quantas vezes considerar necessário. 

No caso de necessitar de algum apoio adicional pode utilizar os contactos do Projeto disponíveis na Introdução - Apoio ao Utilizador.

Última alteração: Quarta, 19 Abril 2017, 16:09