Configurar o plugin DataCite no OJS 2.4.x

O Open Journal Systems permite a atribuição automática de identificadores persistentes DOI, tanto para a Agência de Registo CrossRef, como DataCite.

O projeto RCAAP associou-se à DataCite para fornecer à comunidade científica e académica DOIs aos resultados de investigação, podendo configurar contas com prefixos específicos para cada revista científica.

Para iniciar a configuração do OJS na versão 2.4.x, deve ter um registo ao qual está atribuído o papel de Diretor / Editor-gestor. Entre na sua conta, e dirija-se à Administração da revista. Clique em Configuração.

Área Administrativa

Siga para o passo 4. Administração e desça até ao passo 4.3 Identificação do Conteúdo da Revista. No ponto respeitante ao Identificador Único, selecione a opção Identificadores Personalizados serão utilizados para identificar itens publicados.

Identificador único

Clique em Guardar e continuar e regresse à Administração da Revista.

Entre em Plugins do Sistema, clique em Identificadores Públicos de Plugins e Ative o Plugin DOI. Em seguida clique em Configurações, para dar início ao processo de atribuição automático de DOIs.

Neste plugin, terá que efetuar a configuração inicial de como o sistema irá atribuir os DOIs, a que objetos e o padrão para o sufixo escolhido. Em primeiro lugar, selecione os ojetos para obterem DOI, Artigos. Insira o prefixo DOI que lhe foi atribuído juntamente com a conta da DataCite, ambos fornecidos pela equipa RCAAP e escolha a forma como o sistema irá atribuir os sufixos específicos para cada artigo (tem 3 opções consoante o nível de personalização ou automatização da construção do sufixo).

Caso pretenda um sufixo personalizado, sugerimos duas opções (os DOIs apresentados abaixo são meros exemplos):

  • Versão curta: http://doi.org/10.1234/app.123 (Prefixo+sigla+ID)
  • Versão longa: http://doi.org/10.1234/app.v10.i2.123 (Prefixo+sigla+vol+num+ID)

No final, clique em Guardar. Regresse à página dos Plugins, e entre nos Plugins de Importação/Exportação. Clique em Configurações no Plugin de Exportação/Registo na DataCite.

Neste momento, já tem o serviço DOI totalmente configurado na sua revista. No entanto, os artigos anteriormente publicados ainda não se encontram registados na Agência de Registo DataCite.

Para isso, regresse ao menu anterior e no Plugin de Exportação/Registo na DataCite, entre em Importar/Exportar Dados. Selecione "Exportar todas as edições, artigos e composições não registadas", onde lhe aparecerá a lista completa de todos os artigos publicados. Selecione todos e clique em Registar. Terá que aguardar uns breves momentos até que receba a notificação que todos os objetos foram registados com sucesso.

Exportar dados não registados

E o processo de configuração e atribuição de DOIs encontra-se totalmente concluído!

Última alteração: Terça, 24 Julho 2018, 15:54