Atribuição manual de DOIs através de XML

Neste módulo, apresentamos a forma de criação de um ficheiro XML para atribuição manual de DOIs na DataCite.

Atenção, só deve utilizar este método se não utilizar um software que faça atribuição automática, como por exemplo o OJS.

Assim que tiver a sua conta de acesso à DataCite com um ou vários prefixos atribuídos, pode criar/preencher um ficheiro XML para cada objeto digital que pretenda atribuir um DOI.

Para isso, em primeiro lugar descarregue o ficheiro XML que encontra disponível neste módulo para o seu computador e abra com um editor de XML. Preencha os metadados obrigatórios, recomendados e opcionais consoante as informações que tem no objeto digital, seguindo as boas práticas de atribuição de DOIs definidas pela equipa RCAAP.

Entre no site da DataCite, com as suas credenciais fornecidas pela equipa RCAAP, e clique no separador DOIs.

Upload ficheiro XML

Do lado direito, clique em "Create DOI (File Upload) que o reencaminhará para o formulário onde poderá inserir o seu ficheiro XML. Preencha o DOI que pretende atribuir ou pode escolher a opção fornecida pela DataCite. Clique em Findable, copie e cole o link onde se encontra o objeto digital e envie o seu ficheiro XML em Upload File.

Irá ser redirecionado para um formulário onde irá preencher o DOI que pretende atribuir ou pode aceitar a sugestão automática feita pelo sistema. Selecione Findable no campo State e insira o URL onde o objeto se encontra alojado em clique em Upload ficheiro para enviar o ficheiro XML que preencheu anteriormente para o sistema.

Upload ficheiro XML

Na caixa de texto maior, aparecerá a informação presente no ficheiro.

Tudo o que introduzir poderá apresentar duas cores (tanto o DOI, como o URL e os metadados). Caso esteja verde, significa que está tudo correto e pode clicar em Create DOI. Caso apresente a cor laranja, significa que existem erros que necessita corrigir antes de terminar este processo.

Cada ficheiro XML que preencher, atribuirá um DOI a um objeto digital. Terá que repetir este processo para todos os DOIs que pretender atribuir.

Última alteração: Terça, 24 Julho 2018, 15:57