SHERPA/RoMEO

O projeto Blimunda surgiu da necessidade em averiguar se existe e qual é a política de auto-arquivo das editoras e revistas científicas portuguesas e foi comissionado pelo RCAAP à Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O projeto Blimunda tem como principais objetivos fazer o levantamento das políticas das editoras e revistas científicas nacionais em relação ao auto-arquivo em repositórios institucionais e registar as mesmas na base de dados internacional SHERPA/RoMEO.

No âmbito do projeto Blimunda, também tem sido levada a cabo a tradução para Português do Website do projecto SHERPA/RoMEO e realizadas algumas ações de comunicação e disseminação tendo em vista a sensibilização dos responsáveis pelas editoras e revistas científicas para o Acesso Aberto.

A lista das editoras e revistas científicas com política definida, no âmbito deste projeto, pode ser consultada no SHERPA/RoMEO. As editoras e revistas científicas que não constem desta lista, podem definir e registar a sua política de auto-arquivo mediante o preenchimento do seguinte formulário.

O formulário tem 32 questões sobre a revista em si e sobre as permissões de auto-arquivo que a revista oferece aos autores que nela publiquem.

Última alteração: Sexta, 4 Maio 2018, 11:16