Configurar o Plugin DataCite no OJS 3.x

O Open Journal Systems permite a atribuição de DOIs através do próprio software.

O primeiro passo será ativar o plugin de identificadores persistentes DOI. Para isso, no menu lateral esquerdo, vá a Configurações > Website > Plugins e na aba Plugins instalados, desça até aos Plugins de Identificadores Públicos e selecione a caixa de seleção à frente do DOI para o ativar.

Em seguida, para configurar o Plugin de atribuição de DOIs no OJS 3.x, vá a Ferramentas > Importar/Exportar > Plugin de Exportação/Registo DataCite.

Plugin de Registo/Exportação DataCite

Ao entrar no Plugin de Exportação/Registo DataCite, a primeira coisa que deve fazer é inserir nos campos apropriados o nome de utilizador e password que obteve para se autenticar no DOI Fabrica da DataCite. Será através desta que conta que o OJS irá efetuar o depósito dos registos para atribuição dos identificadores persistentes.

Caso pretenda que o próprio sistema atribua automaticamente os DOIs sempre que publicar uma nova edição, não se esqueça de ativar a opção "O OJS depositará automaticamente os DOIs na DataCite. Esta ação pode demorar algum tempo a ser processada. Pode verificar todos os DOIs não registados". Se, por outro lado, prefere não ativar esta opção, veja no módulo seguinte como efetuar esta ação quando publicar um novo número.

Username DataCite

Em seguida, clique em "Configurações do Plugin DOI", logo no início da página, para definirmos a forma como o sistema realizará a atribuição automática de DOI.

Configurações do Plugin DOI

Depois de clicar, abrirá uma nova página, onde pode artigos para serem atribuídos os DOIs, em seguida inserir o prefixo DOI que foi designado à sua revista (e que pode verificar na sua conta na DataCite) e decidir que padrão pretende usar para construir o sufixo (tem 3 opções consoante o nível de personalização ou automatização da construção do sufixo).

Caso pretenda um sufixo personalizado, sugerimos duas opções (os DOIs apresentados abaixo são meros exemplos):

  • Versão curta: http://doi.org/10.1234/app.123 (Prefixo+sigla+ID)
  • Versão longa: http://doi.org/10.1234/app.v10.i2.123 (Prefixo+sigla+vol+num+ID)

 

Pode ainda, antes de terminar a configurações do plugin do DOI, atribuir o identificador a todos os artigos / números / composições finais (conforme o que tiver selecionado), clicando em Atribuir DOIs.

Atribuir DOIs

No final, clique em Guardar.

Neste momento, no menu principal do plugin, aparecer-lhe-á uma nova aba com o título Artigos. Se já tiver objetos com identificadores atribuídos, estes estarão listados nesta secção.

Última alteração: Terça, 24 Julho 2018, 16:09