Atribuição manual de DOIs através de formulário online

Neste módulo temos o passo-a-passo de como atribuir DOIs através do formulário online fornecido na conta da DataCite.

Atenção, só deve utilizar este método se não utilizar um software que faça atribuição automática, como por exemplo o OJS.

Assim que tiver a sua conta de acesso à DataCite com um prefixo atribuído, pode preencher um formulário online oferecido pela DataCite para cada objeto digital que pretenda atribuir um DOI.

Para isso, em primeiro lugar, entre no site da DataCite, com as suas credenciais fornecidas pela equipa RCAAP, e clique no separador DOIs. Do lado direito, clique na opção "Create DOI (Form)".

Terá à disposição um formulário com os metadados obrigatórios definidos pela DataCite, para já. Com o tempo, a DataCite irá adicionando novos metadados da lista dos recomendados e opcionais, que quando tiver essa informação no seu objeto, convém inserir.

Escreva o DOI que pretenda atribuir ou aceite a sugestão automática fornecida pelo sistema. Selecione Findable, no campo State, preencha o URL onde o objeto se encontra alojado e insira os nomes dos autores, ou criados do objeto em Creators, um nome por linha.

Preencha o título do objeto, o ano de publicação e escolha da lista o tipo de recurso. Tem um segundo campo de tipo de recurso opcional que pode preencher caso considere que é necessário especificar melhor o tipo de recurso que se encontra a atribuir DOI. No útlimo campo, em Description pode inserir informação adicionar que não se enquadre nas outras categorias.

Tudo o que introduzir nos vários campos, poderá apresentar duas cores: caso apresente a cor verde, significa que está tudo correto e pode seguir e clicar em Create DOI. Caso apresente a cor laranja, significa que existem erros que necessita corrigir antes de terminar este processo.

Cada formulário que preencher, atribuirá um DOI a um objeto digital. Terá que repetir este processo para todos os DOIs que pretender atribuir.

Última alteração: Quinta, 21 Fevereiro 2019, 18:14