Associação de identificadores (CiênciaID / ORCID) a autores

Esta funcionalidade prevê que, no acto de depósito, o depositante possa associar o nome de um autor a um identificador único, neste caso particular a um identificador Ciência ID ou a um identificador ORCID. Esta associação, quando exposta a outros sistemas, vai permitir relacionar autores com publicações, projetos, instituições, etc. Este tipo de associação assume uma importância acrescida, entre outras situações, nos seguintes cenários:

  • Circulação da informação - Será mais fácil fazer circular a informação entre sistemas (máquina - máquina) uma vez que se pode invocar um identificador de autor e fazer passar toda, ou parte, da informação relacionada com esse autor;

  • Propagação da informação - A ideia de depositar uma vez e re-utilizar múltiplas vezes será mais facilmente atingida. Um autor pode depositar as suas publicações no repositório da sua instituição e propagar essa informação para outros sistemas invocando unicamente o seu identificador de autor (processo também válido no sentido inverso, ou seja, para importar para o repositório); 

  • Tarefas de reporting - Obter informação sobre a produção científica de determinado autor, projetos de financiamento associados a essa produção, produções associadas a instituições, entre outras, podem ser obtidas invocando unicamente os identificadores dos autores.

Conceito de autoridade no DSpace


Autoridade - o conceito de autoridade envolve uma qualquer fonte externa de dados que permita associar um identificador único ao nome de um autor. No caso da presente implementação serão utilizadas duas fontes de autoridade. O Ciência ID e o ORCID.


Chave de autoridade - trata-se de um identificador persistente correspondente a uma associação entre o índice e um autor.

Pré requisitos

A utilização desta funcionalidade pressupõe que o autor possua, pelo menos, um dos seguintes identificadores:

● CiênciaID
● ORCID


O mecanismo de validação do autor pode ainda ser facilitado se:


● O autor possuir um Curriculum Vitae na plataforma Ciência Vitae (a utilização desta
plataforma implica autenticação via CiênciaID);
● O perfil ORCID ser público.

Casos de uso


Foram identificados 3 casos de uso para a funcionalidade de associar nomes de autores a identificadores:


● Associação num novo depósito
● Associação num depósito existente
● Tarefas de curadoria

Associação num novo depósito


O formulário de depósito foi enriquecido com um mecanismo de lookup que disponibiliza uma interface que permite ao depositante relacionar o nome de um autor com um identificador único (cID / orcID). No caso de não ser possível a relação nome / identificador, o depósito é feito sem esta associação.


A. Acesso à interface de lookup - O acesso é feito colocando o último e primeiro nome do autor e invocando o botão “pesquisa de identificadores do autor”: 

B. A invocação desse botão abre uma nova janela onde aparece uma lista de autores que satisfazem os critérios de último nome - primeiro nome preenchidos nos respetivos campos:

C. Caso a interface de lookup não permita, por si só, a relação nome de autor / identificador, o depositante poderá evocar o identificador (no caso da imagem acima, o identificador ORCID e aceder ao respetivo perfil para acesso a dados adicionais:

D. Estabelecida a associação entre o nome e o respectivo identificador o processo termina invocando o botão “Aceitar” na janela de pesquisa na autoridade de nomes:

E. Terminado o processo de associação nome de “autor - identificador”, o formulário de depósito mostra uma marca junto à linha do nome do autor que certifica essa associação:

Atualização de um depósito existente

Quaisquer metadados existentes podem ser editados e enriquecidos com a informação de identificadores únicos de autores. O procedimento envolve:


A. Aceder a um qualquer registo depositado. Escolher a opção “Alterar”:

B. Escolher o autor onde se quer fazer a associação do identificador e carregar no ícone da “Lupa” (Note-se a informação de que o “Valor não tem confiança associada”):

C. Quando o botão com a lupa é invocado, dá acesso à mesma janela de “Pesquisa na autoridade de nomes” e o processo de associação é igual ao já mencionado na secção “Novo Depósito”:

D. Terminado o processo de associação nome de “autor - identificador”, é mostrada informação que certifica essa associação:

E. O processo termina quando se invoca o botão de atualização do registo:

Tarefas de Curadoria

As tarefas de curadoria podem ser efetuadas de duas formas:


A. Forma manual - Consiste na edição manual dos registos conforme descrito no ponto anterior (Atualização de depósito existente);


B. Forma automática - Nos casos em que um autor tem vários registos no repositório, o Gestor desse repositório pode fazer a associação a um único registo e comunicar à equipa do RCAAP ( helpdesk@rcaap.pt ) o nome do autor, o seu identificador (CiênciaID ou ORCID) e o handle do registo onde já foi feita a associação. A equipa do RCAAP faz o carregamento em lote dessa informação.

Última alteração: Quinta, 28 Fevereiro 2019, 17:32