Trabalhos Financiados pela FCT

Associação de Projeto

Depois de iniciar o processo de depósito e indicar alguns dados descritivos do trabalho poderá, na segunda página, associar o projeto ou projetos que suportaram financeiramente o trabalho que se encontra a depositar.

Para selecionar o projeto ou bolsa de investigação deve colocar pelo menos 4 caracteres para obter resultados na pesquisa. São sugeridos todos os resultados que possuam os caracteres indicados. Pode pesquisar por identificador de projeto, referência, nome e acrónimo. Como indicado no texto descritivo, estão incluídos na pesquisa os projetos de vários financiadores.

Selecione uma das opções apresentadas caso corresponda ao projeto ou bolsa pesquisada.

exemplo api

Após selecionar o projeto ou bolsa, será automaticamente incluído um código associado ao financiamento. Se o trabalho depositado tiver mais financiadores ou projetos associados clique no botão “Adicionar mais” e repita o processo.

códdigo projeto

Após a associação do projeto ao trabalho depositado deverá ainda considerar o tipo de acesso.

No caso de indicar um acesso embargado ao trabalho deverá indicar a data final do embargo para que a partir dessa data o trabalho fique publicamente disponível.

embargo

Numa fase inicial da política são aceites situações extraordinárias de prolongamento do embargo definido no âmbito da política mas devem ser justificados no campo próprio.

Finalmente, caso tenham existido custos de processamento da publicação (também designados por APC), é obrigatória a associação de uma licença CC-BY ao trabalho depositado.

creative

Confirmação do Processo

Após a disponibilização do trabalho no repositório, onde podem existir processos de revisão de metadados após o depósito pelo Investigador, o trabalho fica disponível com a informação preenchida no processo de depósito.

Relatório do Projeto Financiado

Assim que os trabalhos estão associados aos projetos no repositório é possível, através do Portal RCAAP, ter acesso à página de projeto ondem podem confirmar a lista de publicações.

NOTA: O processo de atualização da informação é desenvolvido durante a noite, sendo que as publicações só serão integradas nas listas do Portal RCAAP no dia seguinte.

Na página inicial do Portal RCAAP, clique no menu “Projetos”, depois pesquise pelo nome, acrónimo, referência ou ID e selecione o projeto. Nessa página poderá encontrar as publicações associadas ao projeto, identificadas através dos repositórios integrados no Portal RCAAP.

portal RCAAP

Pode usar o endereço da página de projeto do Portal RCAAP para referenciar as publicações, usar o widget para integrar as publicações em websites e blogs, mas deverá usar o link do relatório de publicações para fornecer à FCT no âmbito do relatório científico.

portal

relatório

Em caso de dúvidas deverá sempre entrar em contacto com o helpdesk do projeto RCAAP e consultar as FAQ’s relativas à implementação da política de Acesso Aberto disponíveis em: http://www.fct.pt/faq/brow.phtml.pt?faqtema=4FF80475-1C64-4790-855B-A2400D291A05

Última alteração: Terça, 17 Novembro 2015, 16:49