Colocar data de embargo

Em determinados contextos é necessário colocar uma data de embargo nos registos depositados para adiar a sua disponibilização pública. Para colocar a data de embargo basta escolher essa mesma opção no formulário de depósito e preencher a respetiva data:

dta de embargo

Neste exemplo, o registo estará em acesso restrito até ao dia 16 de novembro de 2016. Após esse dia o documento passará a estar em acesso aberto automaticamente.

Quando se deposita normalmente um registo, indicando a data de embargo, o repositório automaticamente coloca os ficheiros em acesso embargado.

 

Nota: Só é aceite pelo sistema uma data de embargo posterior à data atual!

Esta funcionalidade é bastante prática porém, possui algumas especificidades que explicamos a seguir:

  • Apesar de estar em acesso embargado, editando o registo, e verificando as permissões, o registo continua com permissões como se estivesse em acesso aberto, sendo esta situação normal. Qualquer documento adicionado nesse registo vai herdar as mesmas permissões e ficará em acesso restrito/embargado, não sendo possível colocar um ficheiro em acesso embargado e outro em acesso aberto.
  • Não é possível editar a data de embargo após a disponibilização pública do registo no repositório.   
  • Os metadados associados ao elemento dc:rights não são alterados (de "embargoedAccess" para "openAccess") após a disponibilização do registo em acesso aberto. Para se alterar esta informação  terá de ser um processo manual ou usar a nova versão do validador RCAAP (ferramenta que permite aferir o grau de conformidade de um repositório com as diretrizes definidas para o projeto) para identificar esses registos. Utilize o Validador (http://validador.rcaap.pt/) e, no passo 2, nos perfis de validação, escolha a opção "Acesso Embargado" o qual lista todos os documentos em acesso embargado.
Última alteração: Terça, 12 Julho 2016, 11:40