Descrição do curso

Objetivos

Este curso visa dotar os gestores de repositórios, associados ao serviço do Repositório Comum, de conhecimentos técnicos necessários para a correta utilização do sistema. O curso tem como objetivos específicos: apresentar o repositório comum no contexto do projeto RCAAP; identificar os procedimentos administrativos para a adesão do repositório comum; conhecer as funcionalidades básicas associadas à utilização do repositório.

Conteúdos

São focados no curso os seguintes aspetos:

- Movimento do Acesso Aberto e os benefícios dos Repositórios Institucionais;

- Repositório Comum no âmbito do projeto RCAAP e no panorama da publicação científica;

- Depósito e auto-arquivo de publicações e trabalhos científicos em repositórios;

- Funcionalidades do repositório e tarefas de gestão.

Duração estimada:

2 horas

Metodologia de frequência do curso

O curso inicia-se com uma breve introdução ao Repositório Comum e contextualização genérica sobre o Acesso Aberto. É fundamental começar o curso com a visualização do vídeo de apresentação do Repositório Comum, prosseguindo, caso não sejam necessários mais requisitos introdutórios, para os procedimentos administrativos que correspondem à 1ª fase.

Recomenda-se que se prossiga para a consulta de todos os tópicos relativos à primeira etapa (funcionalidades básicas) da 2ª fase do curso. Após este processo, é adequado utilizar e testar o funcionamento da área administrativa do repositório para adquirir a necessária experiência prática de utilização do sistema e só depois avançar para a segunda etapa relativa às funcionalidades avançadas.

Finalmente, poderá consultar informação complementar de apoio à utilização e gestão do seu repositório, onde, em função dos seus interesses específicos, poderá aprofundar algumas especificidades associadas ao serviço de Repositório Comum do RCAAP.

O curso funciona em regime de autonomia total por parte do gestor de repositório. Desta forma pode consultar os conteúdos e repetir os processos de formação quantas vezes considerar necessário. 

Pode ainda colocar as suas dúvidas no fórum de discussão disponibilizado para todos os gestores associados ao Repositório Comum. No caso de necessitar de algum apoio adicional pode utilizar o contacto de email: comum@rcaap.pt.

Última alteração: Quinta, 23 Abril 2020, 14:50