1 - Gestão de Dados de Investigação: relevância e desenvolvimentos

Dados de investigação científica constituem a base para todo e qualquer resultado científico e, consequentemente, para toda a publicação ou output científico, baseada em medições, observações ou pesquisas. A gestão de dados é por isso a fundamental para a sua utilização plena e para a validação dos respetivos resultados. Adicionalmente, uma gestão efetiva de dados de investigação permite a possibilidade a publicação independente de pacotes de dados, o que fomenta i) a sua reutilização dentro de outros contextos e ii) a publicação de dados “negativos”.

Adicionalmente, a gestão e publicação de dados de investigação, independente ou adjacente a artigos científicos, assegura a transparência dos mesmos e do processo científico. Tal sucede não só após a publicação dos manuscritos como também durante o processo de revisão por pares.

À semelhança do que acontece com o Acesso Aberto a publicações, o Acesso Aberto a dados de investigação constitui uma forma de democratização do conhecimento científico e de rentabilização do investimento na produção dos mesmos.

Última alteração: Terça, 2 Maio 2017, 16:05